COLEÇÃO | DIVERSÕES JUVENIS



Diversões Juvenis Apresenta foi uma publicação mensal da Editora Abril, a qual teve um total de 41 números editados entre agosto de 1973 e janeiro de 1977, nas dimensões de formatinho. Os primeiros quatro números tiveram lombada quadrada e os restantes 36 números lombada simples com grampos metálicos. A característica principal que define esta coleção é o fato de ter sido o ponto de partida para outras coleções.


A primeira edição de Diversões Juvenis foi estrelada pelos inseparáveis o Gordo e o Magro e um pôster gigante acompanhava a revista.



A segunda edição foi estrelada pela simpática pantera cor-de-rosa e leitor recebeu junto com a revista um pôster gigante.



A terceira edição foi estrelada pelos Corredores mais loucos do mundo. Ao comprar a revista um pôster da corrida maluca para delírio dos leitores da época.



Os corvos mais malucos dos desenhos animados apareceram na quarta edição. Como brinde ao adquirir a revista um pôster para os leitores colecionarem.



Um dos personagens mais marcantes dos desenhos animados apareceram na quinta edição. Junto com a revista um pôster do personagem Pica-Pau e sua turma



Novamente a dupla mais marcante dos desenhos animados apareceram na sexta edição de Diversões Juvenis. Os leitores receberam um pôster dos personagens O Gordo e o Magro.



A Pantera cor-de-rosa aparece na sétima edição. Ao comprar a revista o leitor ganhava um pôster de grandes dimensões.



Na oitava edição temos um gato que é louco para comer um passarinho muito Inteligente. A revista trouxe um pôster do Frajola e Piu-Piu como brinde.



A nona edição de Diversões Juvenis trouxe Folias Romanas, conhecida no Brasil como os Muzarelas, como brinde um pôster dessa turma.





A décima edição trouxe a bruxinha Birutéia, conhecida pelo nome de Caxuxa nas edições da Ebal. Um pôster acompanha a Edição.




A edição número 11 trouxe Alceu e Dentinho, personagens de animação dos anos 60. Eles também ganharam um pôster gigante.



A décima edição trouxe novamente a Pantera Cor de Rosa. Um pôster acompanha a Edição.



A edição 12 trouxe na capa o Rato Espacial chamado no Brasil Sideral. Essa edição encerra a distribuição de posters pela revista.





















Diversões Juvenis foi uma publicação lançada pela Editora Abril em 1960. Na época era chamada Diversões Escolares e seu conteúdo era voltado para crianças em idade escolar. A maior parte da revista era de textos, servia para a criança fazer pesquisas, tinha passatempos, entrevistas, e claro, quadrinhos (clássicos Disney). Talvez essas características não tenham chamado a atenção da criançada e a revista teve vida curta de agosto de 1960 a janeiro de 1963. Foram 29 números publicados e na edição 17 teve seu nome mudado para diversões escolares. Talvez uma tentativa da editora para aumentar as vendas.

Em agosto de 1973 chega as bancas a 2° série de Diversões Juvenis. A revista perde sua característica educacional e começa a publicar histórias em quadrinhos de diversos personagens. Na verdade, a nova publicação servia de laboratório de aceitação. Caso determinado número vende-se bem o personagem daquela edição poderia ganhar seu próprio título.

Clique na imagem acima e assista o vídeo









Comentários