COLEÇÃO | OS SMURFS



Os Smurfs foram criados pelo cartunista Belga Pierre Culliford, (Peyo). Eles são na verdade um spin-off de outra série do autor, Johan et Pirlouit. As edições abaixo são atualmente da minha coleção adquiridas através do nosso membro Roger.



Em 1958, Peyo publicou uma história na qual Pirlouit usava uma flauta encantada que começou a atrair pequenos elfos de cor azul, os Schtroumpfs. Os pequenos personagens fizeram o maior sucesso e passaram a ser frequentes. Aos poucos foram desenvolvendo o universo Smurf, desde a linguagem típica até as identidades de cada personagens.



A ideia sobre a língua e o nome usados pelos Smurfs (Schtroumpfs) surgiu durante um almoço: Peyo queria o saleiro, mas esquecera o nome do objeto e substituiu por "schtroumpf", fazendo assim o seu pedido: "Passe-me o schtroumpf", ao que seu colega André, com muita presença de espirito, prontamente respondeu:  "Aqui está seu schtroumpf. Quando acabar de schtroumpfar, schtroumpfe de volta". Isso acabou se transformando em uma piada entre os dois, que aproveitaram o mote em várias outras ocasiões.



Os Smurfs são duendes da floresta, criaturas azuis, que vivem numa colônia patriarcal e usam o termo smurf como prefixo para adjetivar várias palavras. Cada um dos Smurfs tem sua personalidade e habilidades próprias e seus nomes, em geral, são relacionados a essas características.



Os Smurfs mais conhecidos são: o Papai Smurf, sábio líder e ancião da aldeia, Vaidoso, Robusto, Gênio, Ranzinza, Desastrado, Poeta, Joca, Smurfete e o bebê Smurf. Seus principais inimigos são o malvado feiticeiro Gargamel e seu gato Cruel. Em suas aventuras, os Smurfs estão sempre em atividades que favorecem o desenvolvimento de virtudes individuais e a vida em sociedade, protegendo o meio ambiente, ou fugindo do terrível Gargamel.



No Brasil, foram publicados pela Editora Vecchi, com o nome de STRUNFS e posteriormente, com a nomenclatura “Smurfs” pela Editora Abril.


O texto acima foi escrito pelo nosso membro Gilberto, Professor e grande colecionador. Possui edições dos personagens na coleção. Ele compartilhou no grupo Supercoleções do Zap.

Comentários